domingo, 25 de julho de 2010

Conhecimento é sempre auto



Não há outra forma de conhecimento se não for pelo autoconhecimento. Isso porque qualquer tipo de conhecimento passa pela lente de como vemos o mundo. É ilusório achar que teremos um conhecimento dessubjetivado. O que é engraçado quando ouvimos a palavra “autoconhecimento” é de que se pensamos em conhecer si mesmo, é porque tem algo que não conhecemos, algo que nos é alheio mas que ainda assim é nosso. Acredito que aí reside nosso verdadeiro poder-saber, o conhecimento passa necessariamente pelo subjetivo e com relação a isso não há nada de errado. A grande questão é que se não nos atemos ao que é nosso e delegamos as nossas faltas às pessoas ao redor, temos aí um grande problema.
Agora o interessante é que o autoconhecimento sempre passa pelo hetero conhecimento, se assim posso dizer. Isso porque nós somos seres que dependem dos outros para viver, ou sobreviver e quando nós falamos de nós mesmos automaticamente falamos dos outros, dessa relação. Toda a nossa questão reside aí, que sempre quando falamos dos outros estamos falando de nossa relação com eles e não do outro mesmo. Trabalhar o nosso ser é dar tratamento ao nosso relacionamento com os demais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tenho minhas dúvidas quanto às colocações. Prende-se ao mundo, mas nem tanto. Autoconhecer, para mim, tem mais haver com a percepção de cada um quanto aos prazeres, desprazeres e afazeres, compreendendo que apesar das diferenças do mundo e das pessoas, cada qual é capaz de criar e recriar seu jardim sem, contudo não se encontrar, necessariamente, no meio da multidão.

Se autoconhecer é o caminho mais rápido para encontrar harmonia e paz.

Entretanto, achei ótima a parte em que diz: "... é porque tem algo que não conhecemos, algo que nos é alheio mas que ainda assim é nosso. Acredito que aí reside nosso verdadeiro poder-saber".

Muito bom e bom saber que continua escrevendo e dando vida ao SPL.

Fernando